O cinema como arte pode representar e constituir uma realidade e também influenciar no pensamento de sua audiência. Muito do que nele é representado acaba se tornando parte do senso comum. E é nesse sentido que o cinema insere ideias relativas à ciência.
O PET Química, buscando inserir a arte como ferramenta de representação da ciência e seu incentivo ao Ensino de Química, está realizando o CineCiência. A ideia é tornar popular a discussão da ciência através do cinema, realizando uma vez por mês duas sessões do cineclube.
Na próxima quinta-feira, 23/09, serão realizadas as primeiras sessões deste cineclube. A primeira delas será às 9h30 e a última deste dia está marcada para começar às 18h, todas elas na sala de vídeo da Biblioteca Nilo Peçanha, localizada no IFPB Campus João Pessoa.
Os filmes que estão em cartaz nas duas sessões são "A Viagem a Lua", de 1902, do diretor francês George Meliès. O curta, que dura 12 minutos, é considerado o primeiro filme de ficção científica e fala de um projeto de levar um grupo de cientistas a lua, onde acabam descobrindo que há criaturas místicas.
Já o longa que será exibido é "A Síndrome da China", de 1979. Este, que foi lançado doze dias após um acidente real numa usina nuclear de Three Mile Island, fala das dificuldades de jornalistas em alertar sobre os perigos deste tipo de usina.
Sendo assim, esperamos contar com a presença de todos os alunos, seja do curso de Licenciatura em Química, demais cursos e comunidade externa, para apreciarmos a sétima arte e discutirmos a ciência no cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário